Ws Nazaré: resultados



O Workshop “Prospecção Geofísica e Modelação 3d: Levantamento do Santuário de Nossa Sra. da Nazaré”, realizado na Nazaré, foi um sucesso na demonstração de novas técnicas de diagnóstico e intervenção em reabilitação urbana.

Este workshop foi promovido pela Morph (Grupo Dryas Octopetala), em colaboração com a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Leiria e a Confraria de Nossa Sra. da Nazaré. O evento realizou-se no Santuário de Nossa Sra. da Nazaré, onde durante o dia de trabalhos se realizaram sucessivamente: (1) apresentações orais das técnicas de prospecção/inspecção geofísica e modelação digital 3d, (2) trabalhos de detecção remota por fotogrametria e georradar, e, por fim, (3) o processamento dos dados recolhidos para produção dos modelos geométricos e análise de estruturas e revestimentos do edifício.

Estes trabalhos, cujos resultados serão sucessivamente incluídos num programa de estudos do próprio santuário suportado por uma tese de mestrado em curso no IPL – Instituto Politécnico de Leiria, foram realizados in loco pelos técnicos da Morph, aproveitando-se o ensejo para um diálogo directo com os participantes.

Os resultados obtidos cumprem na plenitude os objectivos propostos para este evento, tanto em termos de produção de informação decisiva para a compreensão deste monumento arquitectónico, como para adivulgação do potencial de utilização e aplicação prática dos métodos de teledectação utilizados.

 

Links úteis:

- evento no facebook

- fotografias do evento




Notícias relacionadas:

Arquivo de Notícias