3D da Última Ceia

Uma equipa Morph/Sensebloom digitaliza uma representação da Última Ceia com recurso à fotogrametria com luz estruturada e transposição para sequência de imagens para disponibilização na web.
A Morph Geomática, no seguimento do desenvolvimento e diversificação das suas valências, aceitou o desafio de um coleccionador privado para proceder à digitalização de algumas das suas obras de arte. Foram digitalizados, até à data, um conjunto de vários quadros e agora uma peça de bronze representativa da Última Ceia.
A obra foi alvo de digitalização com recurso ao scanner fotogramétrico Breuckmann SmartScan 3d-HE. Este equipamento permite uma precisão que ronda as poucas dezenas de micra, afigurando-se como adequado para este tipo de tarefa.
Com a lente seleccionada para o efeito verificou-se que é possível captar de forma detalhada a geometria da superfície da peça. Este tipo de trabalho representa um novo desafio dada a complexidade da geometria deste tipo de objectos, o que obriga a uma configuração cuidada das posições de aquisição de forma a obter uma cobertura total da peça.
O modelo tridimensional que aqui se apresenta é uma adaptação do modelo 3D adquirido através do scanner fotogramétrico. Este modelo 3D do scanner serviu para a recolha de uma sequência de imagem, ou frames, permitindo um modelo 3D mais leve e de fácil visualização na web. Apesar da perda de informação métrica e precisão, estes modelos têm vantagens claras para uso em acções pedagógicas e de divulgação.