Resumo para 14ª JLEG

Foi aceite o resumo para comunicação nas 4ª Jornadas Luso Espanholas de Geotecnia, com o tema: "Aplicação do método Georadar à caracterização de património edificado: o caso InovaDomus".
No âmbito da divulgação dos projectos desenvolvidos pela Morph, foi recentemente submetido e aceite para divulgação nas 4ª Jornadas Luso Espanholas de Geotecnia, a realizar em Abril próximo na Covilhã, um resumo sobre os trabalhos realizados no edifício da InovaDomus em Ílhavo.
Nesta comunicação serão apresentados os resultados da campanha geofísica por Georadar levada a cabo neste edifício. Este trabalho apresenta um exemplo de aplicação da técnica do Georadar num edifício da primeira metade do século XX, localizado em Ílhavo.
O edifício estudado é um excelente exemplo de Art Déco tardia e tem sido usado pelaAssociação InovaDomus como um laboratório para testar novas técnicas aplicadas à reabilitação do património edificado.
Os resultados da utilização do Georadar permitiram obter informação precisa sobre:
-
Elementos da Geologia local, em particular, nível freático, níveis de argila, etc.;
-
Elementos estruturais da construção (pilares, malha de aço, etc.);
-
Aparelhos construtivos das paredes (tipos de alvenaria);
-
Alterações do edifício (assinaturas referentes a construções removidas);
-
Infraestruturas de diversas naturezas (tubagens e cablagens eléctricas);
-
Patologias do edificado (fracturação e manchas de alteração no interior das paredes).
O caso InovaDomus demonstra claramente que o método do Georadar apresenta uma enorme potencialidade na sua aplicação à reabilitação de edifícios, pois trata-se de um método não destrutivo, eficiente, expedito e que proporciona resultados precisos e conclusivos.