Batalha de Aljubarrota
A Morph em colaboração com o CIBA promoveu uma campanha de prospecções geofísicas no campo da batalha de Aljubarrota em São Jorge, que possibilitou a identificação de várias estruturas relacionáveis com o confronto bélico que opôs as tropas portuguesas às castelhanas.
Tendo sido orientada especificamente para o reconhecimento de estruturas arqueológicas relacionadas com as posições portuguesas, as prospecções geofísicas realizadas permitiram obter um conjunto de dados relevante para o conhecimento do subsolo naquela área.
Para além de terem sido identificados vestígios de cronologias posteriores à batalha – incluindo o reconhecimento das áreas anteriormente escavadas no séc. XX – foram também entrevistas estruturas que pelas suas características podem ser o testemunho material deixado pelas tropas portuguesas naquele local.
Com efeito, e após o cruzamento dos dados obtidos em campo com a informação histórica e interpretada disponível relativa aos eventos de 14 de Agosto de 1385, existem fortes indícios de se poderem vir a escavar em campanhas de Arqueologia futuras, os vestígios produzidos e deixados aquando do conflito.