Campo de Batalha de Aljubarrota
No âmbito de uma colaboração entre a Morph e o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, estão a ser desenvolvida uma campanha de Prospecção Geofísica, no Campo de Batalha de Aljubarrota em São Jorge, Porto de Mós.
Uma equipa da Morph encontra-se de momento a desenvolver um trabalho de prospecção Geofísica no Campo de Batalha de Aljubarrota. Pretende-se essencialmente reunir dados que venham a contribuir para a identificação de estruturas arqueológicas enterradas relacionadas com as posições portuguesas no campo de São Jorge.
Neste trabalho estão a ser implementadas as metodologias do Georradar e da Gradiometria Magnética, complementadas com um levantamento extensivo com Detector de Metais. A conjugação e utilização de vários métodos irá permitir, não só a identificação das estruturas relacionadas com o conflito armado que decorreu nesta área, bem como identificar alterações provocadas no local ao longo da história e identificar as perturbações recentes originadas pela utilização dos terrenos.
Como trabalho final nesta intervenção irá ser realizado um documentário no qual irão ser cruzados os resultados da campanha de Prospecção Geofísica, com as escavações a efectuar nos locais de interesse apontados por esta. Assim, este trabalho será uma mais valia tanto para o melhoramento do conhecimento científico deste campo de batalha de importância Histórica a nível Europeu, bem como para a divulgação deste mesmo conhecimento para o público em geral.