Casa de adobe, suite

Uma equipa Morph / Dryas Octopetala realizou ontem mais uma fase de aquisição de dados fotogramétricos no âmbito do projecto da "Casa de adobe", em curso no DECUA.
O projecto do modelo da Casa de adobe, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, que visa o estudo das técnicas de construção em adobe típicas daquela região, atingiu agora um novo estádio de desenvolvimento, marcado pelo início das obras de reparação dos danos sofridos pela construção aquando do anterior simulacro de sismo. A Morph participa com mais uma digitalização desta “casa de adobe”, que constituirá um novo momento (t) do modelo digital 4d com que estamos a documentar toda a experiência.
Estudadas as características do objecto a modelizar e os objectivos da digitalização, optamos pela utilização da técnica da Fotogrametria, com recurso a um scanner de luz estruturada. Esta técnica permitiu a realização de um modelo com uma precisão inferior a 50 micras, indispensável para o tipo de análise subsequente a fazer para estudo da resposta do edifício original e das soluções de reparação aos sucessivos sismos simulados.