Cooperar para reabilitar



Vai realizar-se no próximo dia 4 de Julho o seminário final do projecto “Cooperar para reabilitar”, promovido pela Inovadomus com o intuito de desenvolver e divulgar boas práticas na reabilitação urbana.

O seminário final do projecto “Cooperar para reabilitar” terá lugar no próximo dia 4 de Julho, na Sala de actos académicos da Reitoria da Universidade de Aveiro.

Promovido pela associação de empresas Inovadomus para criar um espaço de reflexão e intervenção na área da reabilitação urbana, este projecto surge num momento de particular actualidade, dado o movimento de renovação dos centros urbanos/históricos de Portugal que se vem anunciando nos últimos meses.

Neste contexto, o intuito do projecto “Cooperar para reabilitar” foi o de reunir num mesmo grupo de trabalho especialistas universitários e várias empresas com créditos firmados em diferentes áreas da reabilitação urbana (desde empresas de produção de materiais de construção a empresas de prestação de serviços) para, em conjunto, procurar as melhores soluções de reabilitação, com princípios de intervenção claramente estruturados, desaguando numa proposta de boas práticas para este sector.

O veículo para alcançar estes objectivos encontrou-se na própria sede da Inovadomus, um edifício localizado no centro de Ílhavo, de arquitectura de início do século, mas profundamente alterado por intervenções várias e mais ou menos desconexas que ao longo da sua vida útil lhe retiraram muitas das suas características originais, criando, aliás, não apenas uma amálgama arquitectónica, mas também um conjunto alargado de problemas até estruturais do edifício aos quais era necessário dar uma solução, desta vez no quadro de uma intervenção global, reflectida e fundamentada.

Através da Morph, o Grupo Dryas Octopetala participou neste esforço proporcionando ao grupo de trabalho uma capacidade determinante de avaliação estrutural, caracterização de danos, documentação da situação de referência e projecto de alterações que se revelaram da maior importância para o projecto.

O Seminário “Cooperar para reabilitar, apresentará os resultados dos longos meses de trabalho conjunto da equipa de desenvolvimento do projecto.



Arquivo de Notícias