Digitalização em Oxford



A Morph foi escolhida para realizar a digitalização 3d de um conjunto de pinturas a óleo do séc. XV, no âmbito de um projecto de investigação dedicado o estudo da escravatura na Europa moderna.

No dia 28 de Janeiro uma equipa Morph deslocou-se a Oxford para efectuar a digitalização de dois quadros do século XV com a tecnologia de fotogrametria estruturada.

Esta tecnologia permite a obtenção de modelos 3D com elevada resolução e com uma precisão na ordem das dezenas de micrómetros. Os quadros foram transportados para um estúdio especializado na conservação e restauro de obras de arte e retirados do seu invólucro protector de forma a permitir as operações de aquisição.

Os quadros foram digitalizados recorrendo ao scanner Breuckmann Smartscan 3D-HE. Foram utilizadas lentes com uma diagonal de 250 mm e realizados aproximadamente 50 varrimentos por quadro. O reverso do quadro também foi digitalizado com uma lente 550 mm de diagonal.

Actualmente encontram-se em fase de processamento os modelos digitais destes quadros, num projecto que terminará com a produção de uma visita virtual pelos quadros, revelando aspectos particulares do quotidiano dos escravos africamos na Lisboa moderna.

A última fase dos trabalhos de Fotogrametria deste projecto prevê a  digitalização de mais duas pinturas, estas conservadas em Lisboa, na Colecção Berardo.



Arquivo de Notícias