Ensaio estrutural DECUA



O Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro realizou no dia 19 um ensaio de simulação sísmica numa estrutura experimental de adobe. A Morph participa no ensaio realizando um conjunto de técnicas de inspecção estrutural e documentação do ensaio.

A caracterização de construções existentes, determinação do seu estado de conservação e avaliação da sua segurança estrutural, são ações que devem ser suportadas pelo resultado de inspeções preliminares e de um diagnóstico rigoroso. No âmbito da reabilitação, a informação recolhida nesta fase é fundamental também para definir com rigor os objetivos e a necessidade de reabilitação bem como o tipo e nível de intervenção a desenvolver.

As ações de inspeção e diagnóstico necessitam muitas vezes de ser complementadas com meios auxiliares de diagnóstico, nomeadamente ensaios in-situ e/ou em laboratório. Os resultados fornecidos pelas atuais técnicas não destrutivas de ensaio/diagnóstico são geralmente do tipo qualitativo e não permitem, em geral, quantificar os parâmetros necessários para a caracterização dos materiais constituintes. Para tal, correntemente recorre-se a técnicas mais invasivas. Esta intrusão será menor ou maior consoante sejam adotadas técnicas semi-destrutivas ou destrutivas.

As novas tecnologias de teledeteção, quando aplicadas como meio auxiliar de inspeção e diagnóstico de estruturas, podem fornecer a informação necessária para obter um conhecimento detalhado e abrangente sobre a estrutura alvo e fazer uma avaliação rigorosa do seu estado de conservação.

A aplicação destas tecnologias inovadoras, nomeadamente o radar e a fotogrametria activa está a ser testada num modelo à escala real de uma construção de adobe construído no laboratório do DECivil. Pretende-se testar, validar e otimizar as novas técnicas de diagnóstico durante um ensaio destrutivo da casa, por aplicação de cargas cíclicas crescentes. Durante o ensaio serão realizadas medidas com as técnicas de georradar e fotogrametria activa e, em paralelo, com sistemas de monitorização tradicionais.



Arquivo de Notícias