Geofísica no Mosteiro

O Dep. Geociências da Universidade de Aveiro no Mosteiro da Batalha realizou com a Morph um teste exploratório das possibilidades de aplicação de novas tecnologias de Geofísica e Geomática à preservação e investigação do património histórico.
O teste exploratório decorreu ontem na igreja do Mosteiro da Batalha, aproveitando a oportunidade de uma intervenção de Engenharia civil na zona do altar-mor.
Essa intervenção proporcionou condições óptimas para aceder a uma área do subsolo da igreja que está habitualmente fora do alcance de uma prospecção geofísica por ser ocupada por um pódio de madeira.
Respondendo a este ensejo, a Universidade de Aveiro, através do seu Dep. Geociências, realizou em parceria com a Morph, Lda. uma bateria de testes que envolveram a aplicação de técnicas de Georradar e Resistividade eléctrica naquela zona da igreja do Mosteiro da Batalha.
Embora estes trabalhos sejam ainda muito preliminares, meramente exploratórios e destinados a obter dados necessários para o desenho de uma intervenção mais detalhada de prospecção geofísica no complexo edificado do Mosteiro da Batalha, a simples observação dos dados instantâneos no terreno já estabeleceu para lá de quaisquer dúvidas o potencial do Georradar e da Resistividade eléctrica para produzir informação fundamental para quaisquer projectos de estudo ou conservação do Mosteiro da Batalha.
Durante as próximas semanas, o processamento em laboratório do volume consequente de informação geofísica já produzido neste teste preliminar deverá clarificar e evidenciar os resultados já entrevistos durante a própria fase de aquisição de dados no terreno.