Geomática

  • Levantamentos 3D

    O levantamento topográfico e a digitalização 3D, através de tecnologias como Laser Scanning, LiDAR, Fotogrametria e Aerofotogrametria, permitem a captura precisa e o mapeamento de formas e superfícies de objetos, estruturas e paisagens.

    Estas técnicas oferecem resultados de alta resolução e precisão, fundamentais em contextos de documentação e preservação do património cultural e arqueológico, inspeção e monitorização estrutural e geotécnica, engenharia e construção, bem como no planeamento e ordenamento do território.

  • Modelização digital

    As nuvens de pontos que resultam dos levantamentos 3D permitem a realização de modelos digitais de alta resolução.

    Estes modelos podem servir objetivos de simples documentação “as-is” ou “as-built” do objeto modelizado para efeitos de projeto ou de conservação da memória, de preservação e reabilitação do património ou da situação de referência, objetivos de inspeção comparativa, inspeção de qualidade, investigação científica ou ainda objetivos de divulgação e comunicação em geral.

  • Digitalização 3D aplicada à Arqueologia e Património

    Pela aplicação de diferentes técnicas adequadas a diferentes escalas, é possível produzir modelos tridimensionais precisos de sítios arqueológicos, objetos e monumentos.

    É fundamental para a preservação digital de património cultural, capturando detalhes minuciosos que podem ser analisados sem risco de danificar os objetos. Facilita, ainda, o acesso, a documentação e o estudo de objetos ou áreas, permitindo a criação de reconstituições digitais para exposições ou estudos científicos/académicos.

  • Levantamentos topográficos e cartográficos

    Pela combinação de diferentes técnicas como estação total, DGPS e fotogrametria ou laser scanning, os levantamentos topográficos produzem informação planimétrica e altimétrica rigorosa que permite produzir mapas topográficos e modelos digitais de terreno detalhados que constituem a base para o desenvolvimento de projetos de engenharia ou gestão do território, recursos e serviços.

  • Monitorização 3D

    A monitorização 3D de estruturas, património e taludes envolve o uso de tecnologias como Laser Scanning, LiDAR e (aero)fotogrametria, para captar dados tridimensionais detalhados sobre a estabilidade e deformações de estruturas, encostas e taludes.

    Estes métodos permitem a deteção de deslocamentos com elevada precisão ao longo do tempo, ajudando na identificação precoce de potenciais falhas ou deslizamentos. A monitorização contínua é crucial para a segurança em projetos de engenharia civil, minas, estradas e barragens, permitindo intervenções preventivas e reduzindo o risco de colapso ou acidentes. Este tipo de análise oferece uma visão precisa e dinâmica das condições estruturais, geotécnicas e geomorfológicas.

  • Levantamentos cadastrais

    Os levantamentos cadastrais são efetuados com DGPS e estação total e representam todos os elementos do relevo e infraestruturas da zona a levantar. O cadastro geométrico inclui informação respeitante à forma do terreno, essa informação é levantada por técnicas topográficas, geodésicas ou fotogramétricas. Neste tipo de levantamento localizam-se geograficamente os prédios e suas extremas, calculando-se as respetivas áreas.

  • Levantamentos arquitetónicos (2D e 3D)

    Os levantamentos arquitetónicos podem ser realizados através de técnicas de digitalização 3D, resultando em modelos dinâmicos “as-built” e “as-ispara informar todo o trabalho subsequente de projeto e execução de obra.

    Para além da precisão e rapidez de execução, estas tecnologias apresentam ainda a vantagem de permitir a extração progressiva de todas as plantas, cortes e alçados que a evolução do projeto solicite. A produção de ortofotos é um dos produtos standard deste tipo de levantamentos.