Just in Time de Peter Greenaway
Uma equipa Morph colaborou com a equipa de produção da curta metragem Just in Time, assinada por Peter Greenaway, a realizar no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2012.
Just in Time integrará um filme constituído por três curtas da autoria de realizadores de renome internacional: Peter Greenaway, Jean Luc Godard e Edgar Pêra. O 3D dá o mote para os trabalhos artísticos explorados através da linguagem cinematográfica.
A colaboração da Morph no projecto correspondeu à utilização de tecnologia laserscanner 3D e documentação fotogramétrica da Igreja da Nossa Senhora da Oliveira e respectivo largo, de modo a obter um modelo tridimensional fotorrealista do conjunto de apoio à produção do filme.
Os principais outputs do projecto Morph consistem numa nuvem de pontos 3D fundida e sem sobreposições e respectivos modelos de malhas 3D .
Uma vez que o levantamento será usado de forma artística e não como um documento exaustivo da Igreja e imediações, os diversos estacionamentos foram posicionados de acordo com um percurso definido previamente com a equipa de produção. Simultaneamente foi executado um levantamento fotográfico panorâmico com vista à produção de imagens HDR.
Após a conclusão das filmagens e trabalhos de campo, a equipa Morph e a equipa de produção liderada por Reinier van Brummelen, encontram-se a trabalhar em conjunto, de modo a obter, através da integração das diferentes técnicas, perspectivas metodológicas e sensiblidades artísticas, um resultado final compatível com a ideia prevista para a produção cinematográfica.
A participação da Morph neste trabalho justifica-se, não só, pelo domínio da tecnologia necessária, mas também pela existência de um quadro técnico diversificado, com ampla experiência no registo e compreensão de complexos objectos patrimoniais. Desta colaboração resultará, portanto, não apenas uma aplicação experimental da tecnologia laserscanner 3D e diferentes técnicas de processamento à indústria cinematográfica, mas também uma troca de know-how e experiências que será fundamental para o alargamento das possibilidades de documentação, exploração e divulgação de valores culturais.