Modelos 3d Sé Velha

No âmbito de um projecto de restauro e conservação do claustro da Sé Velha de Coimbra, a Morph realizou trabalhos de digitalização, modelação e produção de ortoimagens de um conjunto de 74 capitéis e 11 pedras de fecho.
Os elementos arquitectónicos foram digitalizados usando um scanner fotogramétrico de luz estruturada, Breuckmann SmartScan 3D HE. O princípio das técnicas de fotogrametria com luz estruturada permite extrair a superfície em 3d com base na informação da distorção do padrão estruturado de luz projectada. Perfis precisos de superfície 3d de objectos na área de interesse podem ser calculados usando vários princípios e algoritmos de luz estruturada.
As principais vantagens desta tecnologia são: a) operação sem contacto: objectos delicados e valiosos podem ser digitalizados dispensando manipulação ou contacto directo; b) alta resolução e precisão: a nuvem de pontos resultante tem uma densidade de até 200 pontos por cm² e uma precisão de até 10 micrometros; e c) tempo reduzido de aquisição: cada varrimento, dependendo das condições de iluminação demora 10 – 20 segundos a ser realizado.
No caso do projecto realizado na Sé Velha de Coimbra, foram necessários, em média, 8 varrimentos para cobrir a superfície de cada capitel e 6 para as pedras de fecho, garantindo-se desta forma um modelo detalhado de elementos bastante complexos.
Após digitalização, foram produzidos os modelos 3d de cada elemento. Com base nas respectivas malhas triangulares e texturização, foram produzidas imagens ortorrectificadas. Estas obtiveram-se pela definição de um plano vertical, definido a partir da selecção de pontos em arestas do elemento, paralelo às suas faces e, no caso das pedras de fecho, de um plano horizontal, aproveitando elementos de simetria das mesmas.
Embora a principal motivação para a modelação de alta precisão continue a ser a documentação, conservação e análise, a visualização interactiva oferece um uso adicional imediato para estes dados. Os modelos 3d podem ser usados com alta proficiência para acesso virtual a colecções de museus, ficando disponíveis para projectos multimédia, filmes, animações, websites, simuladores 3d, etc.
Os modelos 3d agora produzidos têm ainda a capacidade de fornecer uma diversidade de informações de pormenor – tais como marcas de ferramentas ou textura – podendo ser usados como base para um eventual restauro ou reconstrução.