Num Minuto



Morph

A visão da Morph consiste no desenvolvimento de soluções de prospecção, inspecção, monitorização e documentação, combinando sempre que necessário diferentes tecnologias de detecção remota para a produção de modelos 3d e 4d, “as-is”, “as-built” ou em realidade aumentada.

Geomática

A Geomática usa um conjunto sofisticado de tecnologias de detecção remota, modelização digital e gestão de informação geográfica para maximizar a rentabilidade dos trabalhos de topografia, cartografia, gestão e análise da informação espacial.

Fotogrametria e Laserscanning

O desenvolvimento tecnológico de equipamentos que combinam diversas técnicas de detecção remota permite realizar modelos digitais escaláveis desde vastas áreas de terreno a pormenores de pequenos objectos com uma precisão infra-milimétrica.

Geofísica

Os métodos geofísicos permitem obter informações cruciais acerca das características do solo e subsolo, infra-estruturas e objectos enterrados e da estrutura interna dos edifícios de modo rápido, eficaz, cost-effective e não.

TIG

As Tecnologias de Informação Geográfica são um campo com um enorme investimento de I&DT, justificado pela produção de ferramentas de gestão e análise da informação que proporcionam muito maior capacidade de gestão do território e seus recursos.

Modelização digital

A Modelização digital tridimensional proporciona uma gestão e exploração cada vez mais rigorosas e produtivas da informação no âmbito de projectos de representação as-is dos espaços e objectos modelizados e de projectos de realidade aumentada, permitindo a prévisualização de soluções projectadas em ambientes 2d, 3d ou imersivos.

Topografia e Cartografia

Os levantamentos topográficos, cadastrais e arquitectónicos, exigem hoje a utilização de um conjunto alargado de recursos de hardware e software que transportam a documentação geográfica e geométrica do mundo para um outro nível de rigor, eficácia e qualidade.

Prospecção Geofísica

A utilização combinada de diversos métodos de prospecção geofísica produz informação crucial para a gestão de recursos geológicos, mineiros, cavidades, aquíferos e infraestruturas através de trabalhos não-intrusivos de localização, mapeamento e caracterização.

Engenharia inversa

Com base na digitalização de espaços, edifícios e objectos reais (desde muito grandes dimensões a objectos micrométricos), a Engenharia inversa permite construir modelos tridimensionais a várias escalas e com precisões que podem atingir a dezena de microns.

Controlo de qualidade

A utilização combinada de métodos de modelização digital e inspecção geofísica consiste numa ferramenta excepcional de controlo de qualidade de peças e de moldes, incluída a inspeção on-site de peças pré-fabricadas e estruturais e de deformações e degradações.

Monitorização industrial

A dinâmica industrial actual exige informação constante sobre o estado dos edifícios, maquinaria e instalações. A produção de modelos reais, “as-built” e “as-is”, é crucial para a monitorização e para o planeamento de alterações à organização e à linha de produção.

Inspecção estrutural

As tecnologias de laserscanning, fotogrametria activa e modelização digital produzem modelos “as-built” que, completados por métodos geofísicos, constituem potentes ferramentas de avaliação e caracterização dos elementos construtidos e de controlo de qualidade das estruturas.

Monitorização ambiental

A utilização de métodos de prospecção geofísica produz resultados excepcionais para a prospecção, mapeamento e monitorização de sítios contaminados, incluídas lixeiras e descargas enterradas. A aplicação destas técnicas para o mapeamento geológico também permite a gestão de riscos estruturais, sísmicos e vulcanológicos.

Peritagens forenses

A modelização digital “as-is” é decisiva para o estudo de cenas de crime, medição de pontos críticos para diagramas de sangue e balística, interpretação de velocidade, direcção de impacto e deformação de veículos em acidentes rodoviários e para a recreação animada das cenas.

Biometria

A fotogrametria activa vem sendo cada vez mais utilizada em diversos campos da Biometria e da Medicina, quer para fins de identificação e estudo de características individuais, quer, por exemplo, no âmbito da Cirurgia estética e reconstrutiva.

Terreno aberto

A gestão do território, para fins urbanos, industriais, agrícolas, rede de comunicações ou outros, exige uma documentação cartográfica que confere aos responsáveis e promotores de empreendimentos informação crítica para as suas opções estratégicas.

Instalações industriais

A monitorização de instalações industriais e inspecção de condições de funcionamento e segurança com tecnologias de detecção remota permite um controlo rigoroso da evolução e desgaste de stress operacional da maquinaria e equipamentos industriais.

Objectos móveis

Quaisquer objectos, desde peças de arte a mobiliário ou peças industriais podem ser documentados digitalmente através de procedimentos de Engenharia inversa para fins de documentação, prototipagem, inspecção de qualidade, divulgação ou outros.

Pessoas

produção de modelos digitais rigorosos, com recurso a tecnologias fotogramétricas, nomeadamente com scanners de luz estrutrada, tem actualmente diversas aplicações nas áreas da Biometria, Medicina e Segurança.

Infra-estruturas

A prospecção geofísica permite localizar e mapear detalhadamente com técnicas não-intrusivas todo o tipo de infra-estruturas, enterradas ou nas paredes dos edifícios, produzindo informação fundamental para o planeamento e execução de projectos de alteração.

Edifícios

A modelização digital, com várias técnicas e equipamentos de detecção remota, laserscanning e fotogrametria, produz ganhos exponenciais de qualidade e eficácia nos levantamentos arquitectónicos e documentação as-built de edifícios.

Estruturas arqueológicas

A detecção remota de estruturas arqueológicas com métodos de prospecção geofísica e digitalização 3d incrementa significativamente a eficácia das intervenções de minimização de impactos patrimoniais, tanto em fase de programação, como de documentaçõ no terreno.

Edifícios industriais

Em fase de planeamento/ampliação de instalações ou no desenho de alterações no processo de produção, questões de segurança ou outras, a documentação 3d rigorosa do interior e envolvente dos edifícios industriais é uma ferramenta crucial de informação.

Contextos forenses

A investigação forense usa actualmente diversos metodos de detecção remota para inspecção e documentação de evidências, com destaque para a prospecção geofísica para detecção de vazios, corpos e objectos e enterrados.

Pontes, túneis e outras obras de arte

A monitorização de estruturas rodoviárias e outras obras de engenharia e de arquitectura beneficia hoje da eficácia de um conjunto de novas tecnologias que alterou por completo os procedimentos de documentação, inspecção e avaliação estrutural.

Sítios contaminados

A detecção, mapeamento e caracterização de depósitos enterrados, aterros ilegais e plumas de contaminação encontra na prospecção geofísica um conjunto de métodos de inspecção extremamente valiosos pela sua eficácia, rapidez, rigor e carácter não-intrusivo.

Cenas de acidente

A documentação tridimensional “as-is” de cenas de acidente e de crime consiste num método decisivo para a produção de prova e contra-prova em sede de discussão jurídica e avaliação de responsabilidades criminais, civis e patrimoniais.