Pinceladas a 3d



Uma equipa Morph digitaliza quadros com recurso à fotogrametria com luz estruturada.

A Morph Geomática, no seguimento do desenvolvimento e diversificação das suas valências, aceitou o desafio de um coleccionador privado para proceder à digitalização de algumas das suas obras de arte. Foram digitalizados, até à data, um conjunto de quatro quadros, três da autoria do pintor impressionista Pedro Olayo (filho) e um quarto de origem desconhecida.

As obras, transportadas para o laboratório da Morph, foram alvo de digitalização com recurso ao scanner fotogramétrico Breuckmann SmartScan 3d-HE. Este equipamento permite uma precisão que ronda as poucas dezenas de micra, afigurando-se como adequado para este tipo de tarefa.

Procedeu-se a um conjunto de testes de forma a determinar qual a ampliação mais adequada para este projecto. Com a lente seleccionada para o efeito verificou-se que é possível captar de forma detalhada a geometria da superfície do quadro. Este tipo de trabalho representa um grande desafio dada a amplitude radiométrica e a superfície reflectiva deste tipo de objectos, o que obriga a uma configuração cuidada das opções de exposição dos fotogramas de forma a obter uma cobertura total por varrimento.

Esta técnica, que ao invés da fotografia, permite reproduzir as camadas de tinta e as pinceladas do artista, afigura-se como bastante útil a entidades como museus, equipas de restauração, investigadores. A possibilidade de caracterizar a pincelada do artista também é interessante para verificar a autenticidade de obras de arte.



Arquivo de Notícias