Projecto IdAz´13

No âmbito da colaboração com o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, a Morph realizou um trabalho de aquisição por Georradar com o objectivo de avaliar a aplicação deste método na caracterização de anomalias no edificado.
Aceitando o convite para participar num projecto enquadrado numa tese de Doutoramento no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, a equipa de Geofísica da Morph organizou um trabalho de aquisição por GPR de alta frequência para determinação de destacamento de azulejos numa parede de ensaios.
Este projecto apresenta um grande interesse uma vez que visa determinar, através de métodos não destrutivos, o estado de conservação de parede edificadas revestidas a azulejos. Normalmente para a determinação de anomalias deste tipo no edificado aplicam-se técnicas que acabam por não ser muito práticas, ora por servem morosas e difícil aplicação ou devido ao seu carácter destrutivo.
Neste trabalho demonstrou-se que o Georradar, particularmente o sistema ProEx da MALÅ Geoscience com uma antena de frequência central de 1,6GHz, é um método eficaz e de fácil aplicação, que pode apresentar resultados imediatos na detecção deste tipo de anomalias construtivas.