Terraços do Sabor



No quadro de um programa de prospecção geofísica em curso em diversos Barragem do Sabor, concluíram-se os trabalhos de campo relativos à resistividade eléctrica nos três sítios previstos para a aplicação desta técnica de prospecção.

Uma equipa técnica do grupo Dryas Octopetala encontra-se presentemente no terreno a realizar uma intervenção de prospecção geofísica de diversos sítios localizados na área de afectação da futura Barragem do Sabor.

Esta intervenção implica realização de trabalhos em diversos sítios, para os quais foi desenhada uma estratégia de prospecção adaptada às características dos próprios sítios e aos objectivos específicos pré-definidos para esses mesmos sítios.

Esta diversidade de trabalhos exige a utilização de três métodos distintos de prospecção geofísica, a saber: a resistividade eléctrica, a gradiometria magnética e o geo-radar.

Mobilizando uma equipa de terreno muito consequente, ainda apoiada em laboratório por um técnico que garante imediatamente o controlo interno e externo de qualidade dos dados produzidos no terreno no da anterior, a intervenção decorre com a aquisição em simultâneo de dados daquelas diferentes técnicas. Por força dos objectivos (especificamente do âmbito da Arqueologia e património histórico-cultural) a equipa mobilizada para o inclui, para além da Geofísica, um técnico da especialidade de Arqueologia, capaz de promover a articulação entre estes dois campos técnico-científicos.

Presentemente estão concluídos por completo todos os trabalhos de campo relativos àresistividade eléctrica nos três terraços fluviais em que estava prevista a aplicação desta técnica de prospecção geofísica, iniciando-se por isso a fase de tratamento de dados e interpretação dos resultados da prospecção realizada.

Simultaneamente, prosseguem ainda no terreno os trabalhos relativos à prospecção magnética e geo-radar.



Arquivo de Notícias